DIRETOR DO SINPRO NO ENCONTRO NACIONAL DA UNCME
O diretor do Sinpro, professor Jorge de Andrade, participou do XXVII Encontro Nacional da UNCME – União dos Conselhos Municipais de Educação. Realizado em Ilheus-BA, de 27 a 29 de novembro passado, o evento teve como tema Desafios do direito à educação no contexto atual: o papel dos conselhos de educação.
Confira o artigo escrito por ele baseado no encontro…
O PAPEL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO
Com o tema Desafios do direito à educação no contexto atual: o papel dos conselhos de educação, foi realizado o XXVII Encontro Nacional da UNCME na cidade de Ilheus, Bahia, de 27 a 29 de novembro passado.
É fundamental o apoio dos conselhos municipais aos planos municipais, estaduais e nacional de educação, nos quais está garantida a participação efetiva da sociedade organizada nas decisões que se referem à educação brasileira.
A gestão democrática deve ser o instrumento efetivo das transformações da realidade educacional do município e de todo o país, o que ficou claro com as trocas de experiências entre os conselheiros de diversos municípios brasileiros que participaram do encontro.
A eleição da nova diretoria, com a criação de cinco novos vices-presidentes, representando as cinco regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sul e Sudeste) foi outro avanço conquistado neste encontro. Assim o Brasil estará melhor representado e fica garantida a mobilização nacional em prol do fortalecimento dos conselhos municipais, nos quais o coletivo das comunidades escolares, movimentos sociais e organizações da sociedade civil comprometidas com a luta pelo direito à educação de qualidade e valorização do educador se faz necessário. Fica garantida ainda, a implementação dos planos de educação no país.
Está clara a necessidade de igualdade de condições ao acesso e permanência na escola. A liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. O pluralismo de ideias e as concepções pedagógicas, o respeito à liberdade, à laicidade e o apreço à tolerância. A garantia de um padrão de qualidade, a valorização do educador e a valorização das experiências escolares. A vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais, o respeito e a valorização étnico-racial e o enfrentamento de quaisquer práticas racistas e discriminatórias.
Todos estes itens foram definidos como fundamentais e indispensáveis para a qualificação do trabalho pedagógico e a arte de ensinar.
Foram estas, em linhas gerais, as principais diretrizes discutidas no encontro. Elas serão levadas pelos conselheiros a seus respectivos municípios a fim de que estes conhecimentos sejam amplamente compartilhados.