ASSEMBLEIA COM PROFESSORES DA UNIFIL
Uma assembleia realizada no Sinpro com professores da Unifil no dia 9 de dezembro aprovou a flexibilização do intervalo interjornada de trabalho (período de descanso entre uma jornada de trabalho e outra) e do intervalo intrajornada (tempo para repouso ou alimentação de um trabalho contínuo cuja duração exceda seis horas).
A solicitação foi feita pela Unifil como contrapartida à assinatura de um Acordo Coletivo de Trabalho – ACT com o Sinpro. Nele, os profissionais da instituição terão benefícios que hoje não são contemplados na Convenção de Coletiva Trabalho. A Unifil não assina acordos com o Sinpro há mais de cinco anos.
Os participantes da assembleia também foram instados a apresentar outras reivindicações. Uma proposta de 70% de desconto para filhos de funcionários, tanto na Unifil quanto no Colégio Londrinense foi apresentada e a maioria votou a favor de levar essa reivindicação à direção da Unifil e do colégio para que seja inserida no ACT.
ACOMPANHE ESTA NOTÍCIA AQUI EM NOSSO SITE.
ENTENDA A DISCUSSÃO SOBRE INTERVALOS INTER E INTRAJORNADA
O que é o intervalo interjornada?
O intervalo interjornada é o período de descanso entre uma jornada de trabalho e outro. A CLT garantia que entre duas jornadas de trabalho deveria ser feito um período mínimo de 11 horas consecutivas de descanso. A reforma trabalhista, no entanto, permitiu que patrões e funcionários negociem esta exigência.
O que é o intervalo intrajornada?
O intervalo intrajornada é o intervalo para repouso ou alimentação de um trabalho contínuo cuja duração exceda seis horas. O tempo mínimo de intervalo dura uma hora e, salvo acordo escrito ou convenção coletiva, não pode exceder a duas horas. Este tempo também foi flexibilizado pela Reforma Trabalhista, que entrou em vigor no dia 13 de novembro passado.
O QUE A ASSEMBLEIA DA UNIFIL DECIDIU?
Decidiu que aceita a flexibilização dos dois tipos de intervalos.